b. eco art

.v

.

292390185_10160165545619432_7297139203714090586_n

.

maiúscula para Natureza (I)
_ tríptico _ maiúscula para Natureza (I)
tela_100x90cm
_ Bienal Jorge Lima Barreto _ Centro Cultural de Vinhais 2022
.
manifesto:
não, não há !
não há como aceitar que todas as marcas,
empresas, artigos, instituições, produtos, escolas, siglas,
partidos, grupos, associações, excursões, palestras,
fontanários, terras, terreolas, cidades, países,
mares, planetas, estrelas, espécies, raças, plantas,
minerais, símbolos químicos, símbolos não químicos,
livros, computadores, sistemas de comunicação,
gadjets, detergentes, dentífricos,
automóveis, aviões, motas, trotinetes,
armas, armas químicas, armas de guerra, bombas,
gels desinfectantes e capilares, máscaras sanitárias,
filmes, telenovelas, fotonovelas, revistas e pasquins,
wiskies, gins, vodkas, vinhos e cervejas,
tintas, vernizes, colas, hidratantes e tónicos,
piscinas públicas e saunas privadas,
cursos, mestrados, doutoramentos e pós-docs,
universidades e creches, hospitais e enfermarias,
cemitérios, crematórios, maternidades,
tudo, tudo,
todas as coisas mais banais e todas as menos banais,
todas, todas se escrevam com maiúscula,
e Natureza,
que é tudo e tudo contém,
com minúscula …
sem nome próprio …
um mero nome comum de somenos importância…
não há como aceitar ! não, não há !
.
.
Bienal_tripticoMaiuscula copy
.
maiúscula para Natureza 
_ tríptico _ maiúscula para Natureza (I)
tela_100x90cm
_ Bienal Jorge Lima Barreto _ Centro Cultural de Vinhais 2022
.
.
.

Este slideshow necessita de JavaScript.

.
.
maiúscula para Natureza 
peças e estudos
.
.
.
.
..
Bienal_UmDiaNaPraia
.
Bienal_UmDiaNaPraia2
.
um dia na praia _ instalação video sobre palha
.
toma as pinturas de Jean-François Millet, Descanso ao Meio-Dia (1865), e Descanso ao Meio-Dia ou a Sesta (1890), de Vincent Van Gogh, como inspiração para uma recriação escultórica e filme homónimo (2022), qual alter-ego contemplativo antropogénico, nestes tempos esquizóides em que não ser contemplativo é uma espécie de ordem implícita, já que, como dizia Lyotard, a contemplação é vista como uma passividade desvalorizada. Contemplemos e abandonemo-nos à contemplação.
.
_ Bienal Jorge Lima Barreto 16 e 17 julho 2022 no Centro Cultural de Vinhais
.
.

Este slideshow necessita de JavaScript.

.

Eu Animal # 01#2 #3_eco-art manifesto_2022
_ tríptico na arte-email do Global Multimedia Poetry Stands_EV.EX 2022
_  painel de 6 peças 30×30 na Bienal Jorge Lima Barreto _ Centro Cultural de Vinhais 2022
.
.

292038922_10160157696129432_5185497940482418057_n

.
17Kms de compaixão : com_paixão _ ucraniana carrega o seu cão geriátrico 17km para fugir da guerra com ela
.
Eu Animal # 01_eco-art manifesto_2022
_ na arte-email do Global Multimedia Poetry Stands_EV.EX 2022
_  painel de 6 peças 30×30 na Bienal Jorge Lima Barreto _ Centro Cultural de Vinhais 2022

.

.

Este slideshow necessita de JavaScript.

.

peças:

Oxicários_Oxigenários _ reservas de ar dos locais mais puros e dos locais mais poluídos do planeta _ retrato contemporâneo da fractura ambiental que a atmosfera sonora de Ventos Polares acentua.

Escultura de Terra _ obra perecível reconstruída na Igreja de São Vicente

Terra Sacra _ gestos sacralizadores da terra

Vegetal Shadows (2014) 12 ́ 11 ́ ́ _ teatro-de-sombras-chinesas vegetal (vídeo)

Pentateuco Pictográfico _ escrita pictográfica

_ na EV.EX_Experimentus: Linha Clara Évora Experimental _ exposição colectiva 1 a 30 junho 2019 _ Igreja São Vicente

.

.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Descartes Nunca Viu Um Macaco / Descartes Never Saw a Monkey

Ópera Multimedia  2017

Semana dos Autores/Editores Insubmissos, (libreto e electrónicas)

Ecoarte_Ópera :

(2018) Descartes Nunca Viu Um Macaco/Descartes Never Saw a Monkey, Ópera Multimedia, (libreto e electrónicas), Scene III – To JLB. III Bienal Jorge Lima Barreto, Centro Cultural de Vinhais, Setembro 2018

(2018) Descartes Nunca Viu Um Macaco/Descartes Never Saw a Monkey, Ópera Multimedia, (libreto e electrónicas), Scene II – About Lines (com Feliciano de Mira). Festival Artes à Rua, Évora, Agosto 2018

(2017) Descartes Nunca Viu Um Macaco / Descartes Never Saw a Monkey, Ópera Multimedia, Semana dos Autores/Editores Insubmissos, (libreto e electrónicas), Jardim do Almirante dos Reis, Funchal, Abril 2017

.

Este slideshow necessita de JavaScript.

.

Homo-Humus (2016)

A instalação Binómio Homo-Humus nos séculos XX e XXI (Binomial Homo-Humus in XX-XXI century) apresentada por Ilda Teresa Castro no espaço Flores do Cabo, entre Agosto e Outubro de 2016, é realizada em três diferentes “painéis” em que o humus é a matéria comum e interrogadora. Estes receptáculos de terra são colocados e justapostos num diálogo que é feito através do contraste. No painel central, colocado horizontalmente e em domínio espacial, a terra é habitada por uma figura central, o homo faber, aqui metaforicamente representado por um boneco do tipo action-man, que num gesticular maquinal e onanista, usurpa, destrói, corrompe a seu bel- prazer a Terra/Natureza. À sua volta distribuem-se os multifacetados resíduos poluentes desta presença transfiguradora.

Nos outros dois painéis que integram a obra, a terra é colocada, num gesto sacralizador, dentro de duas molduras que supostamente a defendem das contaminações humanas. Uma delas contém, entre outros materiais não naturais, vestígios da própria autora, que é identificada através de uma fotografia de passe de entrada no Jardim Botânico de Lisboa − numa remissão para a criação de lixo, incluso nas práticas relacionadas com a vivência da Natureza, em contexto urbano. A sua presença – também ela interrogadora − inscreve-se, assim, nestes registos morfológicos do húmus. Imediatamente ao lado surge uma moldura que continha apenas a terra intocada mas que, durante o tempo da exposição, preencheu-se de formas vegetais, num verdadeiro paroxismo ao binómio Homo/Humus, e à análise que a artista faz de uma relação, à partida condenada, entre o sujeito humano contemporâneo e a Terra.

Catarina Alfaro, Lisboa, 2016

.

.

.

Este slideshow necessita de JavaScript.

.

esculturas de terra / soil sculptures (2016)

(com/with Isabel Barros, JP Simões)

.

.

.

Este slideshow necessita de JavaScript.

.

oxigenários e relicários de sementes / oxigenaries and seed reliquaries (2016)

.

.

.

Este slideshow necessita de JavaScript.

.

oxigenários / oxigenaries (2015)

.

.

.

.

Este slideshow necessita de JavaScript.

.

esculturas de terra / soil sculptures (2015)

.

.

.

.

Este slideshow necessita de JavaScript.

.

relicários de sementes / seeds reliquaries (2015)

.

.

.

.

Este slideshow necessita de JavaScript.

.

fungos / fungi (2014)

.

.

.

.

Este slideshow necessita de JavaScript.

.

esculturas de terra / soil sculptures (2013)

.

.

.

.

Este slideshow necessita de JavaScript.

.

herbários relicários / herbarium reliquaries (2013)

.

Ecoarte_Instalações :

(2019) Ev.Ex_Experimentus: Linha Clara, Évora Experimental, 1 a 30 junho _ Igreja de S. Vicente

(2018) Ecovisões, III Bienal JLB, Centro Cultural dos Condes de Vinhais, Vinhais, Bragança

(2016) Oxigenários_Relicários e Esculturas_de_Terra, II Bienal JLB, Centro Cultural dos Condes de Vinhais, Vinhais, Bragança, 16 e 17 de Setembro 2016

(2016) − Homo_Humus (instalação), Flores do Cabo, Pé da Serra, Colares, Agosto – Novembro 2016

(2016) − Diários de uma Pesquisa / Diaries of a Research — Museu Geológico de Lisboa, Sala de Mineralogia, Agosto 2016

(2015). Me LiKe YoU, (instalação), Museu das Marionetas do Porto, Fevereiro-Julho 2015

(2014). Por Mundos Visiveis/On Visible Worlds, (instalação), Festival Sintropia, Flores do Cabo, Pé da Serra, Colares, Setembro 2014

(2014) Performance eco_artística integrada no espectáculo Sonosfera, I Bienal Jorge Lima Barreto, Centro Cultural de Vinhais, Vinhais, Junho 2014

(2014). Animalia_Vegetalia_Mineralia, (instalação), Museu Geológico de Lisboa, Maio — Junho 2014

(2013). Ecceidade, (instalação), Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, Coimbra, Setembro — Novembro 2013

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

 .

.

.

.

.

Licença Creative Commons
O trabalho site pessoal de ilda teresa castro está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s