.
.
.
.
.
.
.
.
.
ECCEIDADE
12´28´´- 2004-2014
exibições:
— Museu Geológico de Lisboa, 2014
— Festival Sintropia Flores do Cabo, 2014
— Museu das Marionetas do Porto, 2015
.
.
HERBARIUM
15´45´´- 2014
exibições:
— Museu Geológico de Lisboa, 2014
— Festival Sintropia Flores do Cabo, 2014
— Museu das Marionetas do Porto, 2015
— A Vida das Coisas, Seminário RIAL, 2019
Centro de Estudos Comparatistas, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 19 Dez 2019
http://cec.letras.ulisboa.pt/en/events/archived-events/
.
.
VEGETAL SHADOWS
12´11´ – 2010-2014 versão curta
exibições :
— Museu Geológico de Lisboa, 2014
— Festival Sintropia Flores do Cabo, 2014
— Museu das Marionetas do Porto, 2015
— Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, VideoBox Ev.Ex Évora Experimental, 2021
VEGETAL SHADOWS
45´ – 2010-2014 − versão longa
exibições:
— Museu Geológico de Lisboa, 2014
.
.
DIÁRIOS DE UMA PESQUISA / DIARIES OF A RESEARCH
21´ – 2016
«O que significa ser “pessoa”, “animal” ou “árvore”? Porque é que ao contrário do que seria natural, a civilização insiste em prosseguir comportamentos que são nocivos?» Estas e outras questões cruzam a arte e a ecocritica num registo diarístico, e convocam o pensamento sobre estes tempos marcados por uma falência ambiental de abrangência planetária.
“What means to be a “person”, “animal” or “tree”? Why in opposition to what is natural, civilization insists in pursuing behaviours that are harmful?” These and other questions intersect art and ecocriticism in a diaristic registration, and summon the though about these times marked by an environmental bankruptcy of planetary scope .
exibições :
— Museu Geológico de Lisboa, Sala de Mineralogia, 16 Agosto – 16 Setembro 2016;
— Centro Cultural dos Condes de Vinhais, Vinhais, Bragança, 16 e 17 de Setembro 2016;
— Flores do Cabo, Pé da Serra, Colares, 7 Agosto – Outubro 2016
— 14ª Edição do CineAmazônia, Festival Latino Americano de Cinema Ambiental, Porto Velho, Rondônia, Brasil, 2016
anteriormente :
— uma versão de montagem foi exibida no Ecocinema Festival and Conference, Tinai Ecofilm Festival, Goa, Dezembro 2015;
— uma versão de montagem foi exibida na Fundação Oriente, em Goa e no BBC, no Funchal, Dezembro 2015
— online em Animalia Vegetalia Mineralia_ecomedia ecocriticismo ecocinema Year III. Number VII. Spring / Ano III . Número VII . Primavera «Animalia Vegetalia Mineralia», ISSN 2183-265X, in https://animaliavegetaliamineralia.org/2016/05/13/2180
.
.
ECOCÍDIO / ECOCIDE
8´ – 2017
exibições :
— III Bienal Jorge Lima Barreto, Centro Cultural de Vinhais, Setembro 2018 (forthcoming)
— Residência Artistica Ecocritica Ecovisões,, em Arco Oito, Ilha de São Miguel, Açores, Junho 2018
— Minding Animals Conference 4, INAM, México City, 2018
– online em Interact Revista Online de Arte, Cultura e Tecnologia #26 Hortas & Ecos (Laboratório) Junho 2017, in http://interact.com.pt/26/ecocidio
— online em Animalia Vegetalia Mineralia Ano III . Número IX . Inverno 2016-17 . Year III . Number VIII . Winter 2016-17, ISSN 2183-265X, https://animaliavegetaliamineralia.org/laboratorio-lab
.
.
HOPE ESPERANZA
13´- 2018
sinopse / sinopsys
“Hope Esperanza“ é uma proposta fílmica invulgar, uma experiência que transgride as práticas ortodoxas do cinema e convida a explorar estados perceptivos de som-imagem-imagem mental. Os sentidos (audição e visão) são conduzidos para um estado em tudo semelhante ao onírico, onde o que é real e o que é imaginado se sobrepõem criando-se, assim, na consciência do espectador, a sensação de uma viagem imersiva, sendo a Natureza o seu elemento indutor.
O espectador é convidado a seguir as indicações que surgem no ecrã, no escuro e em silêncio, como no cinema e, em termos técnicos, atribuir ao som pelo menos as mesmas condições da imagem (na definição e volume sonoro). Tal como noutras pesquisas (da autora) o filme traça uma aproximação aos domínios vegetal, animal e mineral.
.
“Hope Esperanza” is an unusual film proposal, an experience that transgresses orthodox cinema practices and invites us to explore perceptual states of sound-image-mental imagery. The senses (hearing and vision) are led to a state in everything similar to the dream, where what is real and what is imagined overlap, creating in the consciousness of the viewer the sensation of an immersive journey, being Nature its inductive element.
The viewer is invited to follow the indications that appear on the screen, in the dark and silence, as in the cinema and, in technical terms, to assign to the sound at least the same conditions of the image (in the definition and sound volume). As in other proposals (of the author), the film traces an approach to the vegetable, animal and mineral domains.
exibições :
— III Bienal Jorge Lima Barreto, Centro Cultural de Vinhais, Setembro 2018
— Residência Artistica Ecocritica Ecovisões, em Arco Oito, Ilha de São Miguel, Açores, Junho 2018
— Minding Animals Conference 4, INAM, México City, 2018
.
…
short-bio
artista pluridisciplinar, no seu trabalho mais recente assume um cruzamento entre arte e ecologia com enfoque no domínio ecocritico, ambiental e animal. Conjuga práticas artísticas distintas: desenho, fotografia, webdesign, joalharia, escultura e filme. Investigadora pós-doc no AELab – Laboratório de Estética e Filosofia das Práticas Artísticas do IfilNova, com o projecto “Paisagem e Mudança − Movimentos”, apoiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. Fundadora e editora da plataforma e jornal online AnimaliaVegetaliaMineralia, realiza filmes e instalações ecocriticas. Publicou Eu Animal − argumentos para uma mudança de paradigma – cinema e ecologia (2015). Doutorada em Ciências da Comunicação/Cinema e Televisão, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa. Prossegue investigação em Estudos Fílmicos e Ecocriticismo.
multidisciplinary artist, her most recent work assumes a cross between art and ecology with a focus on the ecocritical, environmental and animal domain. It combines different artistic practices: drawing, photography, webdesign, jewelery, sculpture and film. Researcher in the AELab – Laboratory of Aesthetics and Philosophy of Artistic Practices at IfilNova Institute of Philosophy, Castro is developing the Postdoctoral project “Landscape and Change – Movements”, with support by the FCT. Founder and editor of the online journal and homonym platform AnimaliaVegetaliaMineralia she makes films and ecocritic instalations. PhD in Communication Sciences, Faculty of Humanities and Social Sciences, Universidade NOVA de Lisboa, she published the book Eu Animal − argumentos para uma mudança de paradigma – cinema e ecologia (2015) [I Animal – arguments for a paradigm shift – cinema and ecology (2015)] and continues making research in Film Studies and Ecocriticism.
.
filmography
Hope Esperanza, 13´, 2018
Ecocídio / Ecocide, 11´, 2017
Diários de Uma Pesquisa / Diaries of a Research, 21´, 2016
B Bird B Boy, 24´, 2014 (art film)
Vegetal Shadows, 12´11´, 2010-2014 versão curta
Vegetal Shadows, 45´, 2010-2014 − versão longa
Herbarium, 15´45´´, 2014
Ecceidade, 12´28´´, 2004-2014
.
.
.
.
.
O trabalho site pessoal de ilda teresa castro está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
–