O encontro entre Ilda Teresa Castro e Vítor Rua é uma viagem idiomática, painel de linguagens entre os tutti; a variação e a multiplicidade idioletal torna insusceptível qualquer classificação estilística e tipológica unívoca, pois é uma montagem heterofónica; é um fluxo descontínuo e desconstrutivo, com diferenciadas frentes idioletais e idiomáticas. O idioleto, ou seja, o discurso singular e privado destes artistas — o som, a ecologia e a música —, impõe o seu selo a toda a sintomatologia, exibe um código, privado e independente, emerge da significação catártica da experiência eco-musical.
#

lançamento a 10 dezembro 2022
Música: The Banky´s (Ilda Teresa Castro & Vítor Rua)
© The Banky´s, 2022
*
opus 1 – (00:00 – 04:26) – YY vem ao mundo
opus 2 – (04:26 – 14:41) – YY maltratado na quinta
opus 3 – (14:41 – 24:41) – YY no barracão em chamas
opus 4 – (24:41 – 35:12) – YY escava buraco e foge ao fogo
opus 5 – (35:12 – 44:44) – YY resgatado
opus 6 – (44:44 – 53:45) – YY no paraíso
#
YOUNG YANG na Bandcamp
https://ildateresacastro.bandcamp.com/track/young-yang
#
M — Como surgiram os The Banksy’s? Dá-nos um pequeno enquadramento sobre o disco que disponibilizaram para download com este zine.
ITC — Os The Banksy ́s surgiram da necessidade de integrar novas criações musicais nossas que não são Telectu. Nomeadamente composições minhas e criações marcadas pelo meu pensamento ecológico.
A ideia surgiu pouco depois de iniciarmos a colaboração em Telectu. Mas foi em 2019, em resposta a um convite do Mario Mar — para o número temático 69, da revista Wrong Wrong — que lançámos o tema Je Suis Toi, para o qual me inspirei na banda desenhada La Bellete, de Didier Comès. É um tema sobre uma mulher xamã que se incorpora mentalmente numa coruja com quem voa e que dialoga com o sol.
Este disco que agora disponibilizamos com o zine, resulta da banda sonora do concerto-instalação ROTI_Michelangelo & The Banksy ́s que tocámos diariamente em novembro de 22, na Karnart, em Lisboa. A música final opus 6, que é uma composição minha, com uma interpretação magistral do Vitor, é também uma imersão na Natureza — Natureza, com maiúscula, porque Natureza, quando não se trata da natureza das coisas, deve ser sempre com maiúscula.
Este enfoque nas problemáticas ecológicas, é também estrutural na ópera Descartes Nunca Viu Um Macaco, que estreámos no Funchal em 2018 mas também nas nossas próximas óperas #Eco Virino_Tempoj de Konvinko e #Eco Virino Kaj Naturo que têm libreto meu. Com os The Banksy ́s, prossigo o meu activismo também na música.
in excerto de entrevista com Margarida Azevedo no zine Mecónio#3 lançado a 10 dezembro 2022 com YOUNG YANG
#
JE SUIS TOI
THE BANKSY´S
ensaio sonoro originalmente publicado na WRONG WRONG 69 em 31. 08. 2019 https://wrongwrong.net/artigo/69

JE SUIS TOI na Bandcamp
https://ildateresacastro.bandcamp.com/track/je-suis-toi
imagem capa : Didier Comès La Belette (À suivre) nos 45-52, 1981-1982
#
eventos ao vivo: eventos ao vivo: eventos ao vivo: eventos ao vivo: eventos ao vivo: eventos ao vivo: eventos ao vivo: eventos ao vivo: eventos ao vivo: eventos ao vivo: eventos ao vivo: eventos ao vivo: eventos ao vivo: eventos ao vivo: eventos ao vivo: eventos ao vivo: eventos ao vivo: eventos ao vivo: eventos ao vivo: eventos ao vivo: eventos ao vivo: eventos ao vivo: eventos ao vivo: eventos ao vivo: eventos ao vivo: eventos ao vivo: eventos ao vivo: eventos ao vivo: eventos ao vivo: eventos ao vivo: eventos ao vivo: eventos ao vivo: eventos ao vivo: eventos ao vivo: eventos ao vivo: eventos ao vivo: eventos ao vivo: eventos ao vivo: eventos ao vivo: eventos ao vivo: eventos ao vivo: eventos ao vivo: eventos ao vivo: eventos ao vivo: eventos ao vivo: eventos ao vivo: eventos ao vivo: eventos ao vivo: eventos ao vivo: eventos ao vivo: eventos ao vivo: eventos ao vivo: eventos ao vivo: eventos ao vivo: eventos ao vivo: eventos ao vivo:
eventos ao vivo:
Filme Concerto MARÉS
música Live THE BANKSY´S
(Ilda Teresa Castro & Vítor Rua)
Indie Júnior Porto
7º Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil




Porto
Cinema Batalha – Sala 1
29 Janeiro 2023 _ 16:15

Filme Concerto – Marés
#
ROTI – concerto-instalação perfinst
música Live THE BANKSY´S
(Ilda Teresa Castro & Vítor Rua)
conceito e instalação Luís Castro
co-criação e imagem Vel Z



THE BANKSY´S nos bastidores © Ilda Teresa Castro
ROTI, concerto-instalação e terceira parte do políptico sobre a vida e a obra de Michelangelo.
Enquanto decorriam os concertos THE BANKSY´S, o público foi convidado a explorar uma instalação de objectos, livros, mapas, esquemas, puzzles, partes dos processos de construção anteriores do tríptico: uma viagem sonora com mergulho na manufactura do perfinst.
Lisboa
Gabinete Curiosidades Karnart
09 a 27 de Novembro de 2022
Quarta-feira a Domingo, 21h
mais info :